-
Arquitetos: Kanopea Architecture Studio, T3 ARCHITECTS
- Área: 300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Phu Dao
-
Fabricantes: Daikin, Hafele, Kelvin&Lux, Malloca, Panasonic, SECOIN, Samsung, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A T3 ARCHITECTS e o KANOPÉA Architecture Studio projetaram esta Villa de fim de semana com uma abordagem verdadeiramente sustentável, feita sob medida para as condições tropicais: clima quente, chuvas fortes, vento (já que estamos perto do mar), insetos e outros animais selvagens... Como o local existente é parcialmente coberto por uma floresta, a equipe da T3 decidiu colocar a Villa embaixo das árvores (para obter sombra e conforto térmico), mas com a fachada principal na linha da floresta para obter uma vista muito agradável do jardim tropical e da piscina.
Os hóspedes têm seus próprios edifícios para obter privacidade. Também cria uma área de amortecimento da pequena estrada (para bloquear o possível ruído e manter um alto grau de privacidade). A arquitetura segue os princípios bioclimáticos, com um grande telhado isolado para cobrir as diferentes funções da casa. As áreas comuns são ventiladas naturalmente (sem ar condicionado, apenas ventiladores de teto eficientes) para economizar energia e preservar a sensação tropical. Os dois quartos são devidamente isolados (casca de arroz para o telhado, blocos de concreto leve para as paredes, portas e janelas com vidros duplos) para manter o frio longe do ar condicionado.
O reboco de cal nas paredes externas foi feito com areia proveniente de escavações no local. Isso traz um efeito natural à casa e a torna única com a abordagem Arugal (baixa pegada de carbono + materiais de origem geográfica). Em termos de interior, o design é voluntariamente minimalista (para limitar a manutenção e facilitar a operação). Ladrilhos de cimento feitos sob medida, móveis soltos em madeira maciça e madeira compensada para tetos falsos dão um toque vietnamita e aconchegante à Villa. A iluminação projetada pelo Kobi Studio será contrastada para preservar a escuridão do céu (e respeitar o ritmo da natureza ao redor) e focar a luz somente onde for necessário (canto de leitura, áreas de jantar e cozinha, banheiro e quartos).
A abordagem paisagística também é frugal, promovendo árvores e plantas locais que não requerem muita água e manutenção. Esta é também a melhor forma de obter uma paisagem que pareça natural e muito bem integrada no grande ambiente. O sistema da piscina será com sal (sem cloro) e o nível da piscina será em torno de 120cm de profundidade (para reduzir custo com equipamentos e economizar água). Esta villa é o local perfeito para relaxar durante os fins-de-semana e feriados, às 2h30 de carro da movimentada cidade de Saigon, e é uma espécie de Manifesto da Arquitectura Tropical Contemporânea que propõe soluções de baixa tecnologia mas muito significativas.